21/06/13

M11 . Miradouro de Nª Srª das Neves - S. João da Pesqueira

Identificação
Nome: Miradouro de Nª Srª das Neves
Concelho: S. João da Pesqueira
Freguesia: Soutelo do Douro
Local: Cocheira
Altitude: 680m
Coordenadas: Latitude 45º 60” N ; Longitude 6º 32” O

Acessos

- Vias de acesso: Estrada 222 procedente de S. João da Pesqueira para a Ervedosa do Douro; desvio para a 501 (que acaba em Soutelo do Douro); no cruzamento para Nagozelo do Douro, corta-se para uma estrada municipal de alcatrão. 

Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem:
A paisagem é muito bela e tem elementos muito distintos. Na parte oeste, margem sul, domina a vinha, plantada de todas as formas (em socalcos pré-filoxéricos, em socalcos pós-filoxéricos, em patamares modernos e vinha ao alto), muito facilmente identificada. Ainda a oeste, margem sul, temos escarpas de granito onde é possível ver alguns mortórios. Na parte norte podemos ver alguns povoados, a foz do Rio Tua, com a sua ponte ferroviária e muitos olivais no sopé do monte. Na parte Este temos uma vista de maior amplitude onde é possível ver uma extensão do Douro e inúmeros pequenos povoados. Do Miradouro tem-se ainda uma vista privilegiada sobre Soutelo do Douro e Nagozelo do Douro.

- Elementos geológicos da paisagem:
Todo o promontório onde está situado o Miradouro é dominado por elementos das Formações do Pinhão, Ervedosa e Desejosa (rochas xistentas ou ardosíferos). Isto é, aliás, o elemento dominante na paisagem da margem sul. A norte existem algumas escarpas onde é facilmente identificável elementos das Formações Graníticas, e, em menor número, elementos das Formações do Rio Pinhão e S. Domingos (metagrauvaques quartzosos ou conglomerados polimíticos).

- Descrição da fauna:
Na área onde se encontra o Miradouro, podem ser avistadas as seguintes aves: Cegonha-preta (Ciconia nigra), Açor (Accipiter gentilis), Coruja-do-mato (Strix aluco), Pica-pau-verde (Picus viridis) e Rouxinol (Luscinia megarhynchos). Relativamente aos mamíferos, nesta área podem ser vistos: Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus), Raposa (Vulpes vulpes), Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) e Doninha (Mustela nivalis.

- Descrição da Flora:
A paisagem é dominada pela vinha embora nas escarpas a Norte haja uma grande mancha de mortórios. Podem-se ver também alguns olivais plantados normalmente ou em socalco, alguns pinhais (inclusivé na zona onde está o Miradouro). No sopé do Miradouro existe um pequeno souto.