27/06/13

M3 . Miradouro de Stº António - Peso da Régua

Identificação
Nome: Miradouro de S. António
Concelho: Peso da Régua
Freguesia: S. Pedro de Loureiro
Local: Pinheiro
Altitude: Entre 315 e 330m
Coordenadas: Latitude 6º 00” N ; Longitude 45º 59” O
Acessos
Vias de acesso: N 601 de Peso da Régua até Fontelas; N 600 de Fontelas, até ao início do Miradouro de S. António.

Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem:
A paisagem que se consegue vislumbrar deste miradouro tem Peso da Régua e o Rio Douro como elementos dominantes; é possível observar a curva que o Douro faz em frente a Peso da Régua, as três pontes da Régua e a barragem de Bagaúste. Também a vinha, na sua maior parte tradicional, marca presença; é de salientar a ausência de olivais autónomos, as oliveiras existem mas apenas a extremar as propriedades. Podemos observar ainda o miradouro de S. Domingos (Armamar) situado numa montanha rochosa com forte impacto visual. A amplitude e alcance de visão são muito grandes abrangendo um vasto número de povoados.
- Elementos geológicos da paisagem:
Na encosta predominam elementos das Formações do Pinhão, Ervedosa e Desejosa (rochas xistentas ou ardosíferos), sendo visível claramente no monte de S. Domingos, alguns elementos das Formações Graníticas e do Ordovício – Silúrico indiferenciados.

- Descrição da fauna:
A zona onde o Miradouro está inserido apresenta variedade no que respeita à fauna; destacam-se as seguintes espécies: Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus), Doninha (Mustela nivalis), Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), Javali (Sus scrofa), Raposa (Vulpes vulpes). Estas espécies caracterizam-se pelo facto de o seu habitat ser preferencialmente campos agrícolas. As aves mais frequentes são: Garça-real (Arfes cinera), Milhafre-preto (Milvus migrans) e Cegonha-preta (Ciconia nigra). Na zona ribeirinha salientam-se os anfíbios tais como: Sapo-parteiro-comum (Alytes obstetricans), Rã-ibérica (Rana iberica) e Rã-verde (Rana perezi).

- Descrição da flora
A vinha é claramente dominante, existindo também oliveiras a extremar as propriedades. Com importante impacto na paisagem temos os cedros, sobreiros, azinheiras, e alguns mortórios com mato mediterrânico. De salientar ainda pequenos pinhais e eucaliptais existentes nas imediações do Miradouro.