29/06/13

M7 . Miradouro de Casal de Loivos - Alijó

Identificação
Nome: Miradouro de Casal de Loivos
Concelho: Alijó
Freguesia: Casal de Loivos
Local: Casal de Loivos
Altitude: 430m
Coordenadas: Latitude 45º 62” N ; Longitude 6º 23” O
Acessos
Vias de acesso: N 322 de Alijó a Favaios ; N 322-3 de Favaios ao cruzamento com a N 585; N 585; N 585 até cruzamento com N 585-1; N 585-1 até Casal de Loivos; estrada municipal até ao Miradouro.

Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem: 
Paisagem fabulosa considerada pela BBC de Londres como uma das mais bonitas do Mundo. O Miradouro tem uma vista privilegiada sobre o rio Douro, sendo este o elemento marcante da paisagem; é possível vê-lo numa grande extensão, observando o modo como serpenteia os montes e o “L” que descreve em frente ao Pinhão. Do miradouro avista-se a foz do Rio Pinhão. Identificam-se perfeitamente os 4 tipos de vinha (socalcos pré-filoxéricos, Socalcos pós-filoxéricos, Patamares e Vinhas ao alto). O povoado dominante é o Pinhão, visível em toda a sua extensão, dada a posição sobranceira do Miradouro. A paisagem visível do Miradouro é tipicamente duriense.

- Elementos geológicos da paisagem: 
Na zona do Miradouro, grande parte da paisagem é marcada por elementos das formações do Pinhão, Ervedosa e Desejosa (rochas xistentas ou ardosíferos), das Formações das Bateiras (metagrauvaques, filitos cinzentos, xistos negros e mármores cinzentos subordinados), das Formações do Rio Pinhão e S. Domingos (metagrauvaques quartzosos ou conglomerados polimíticos) e das Formações Graníticas ao longe, nas montanhas sobranceiras a Tabuaço.
- Descrição da fauna:
Na área onde se insere o Miradouro, podem ser vistas algumas espécies de mamíferos, nomeadamente: Doninha (Mustela nivalis), Ouriço-cacheiro (erinaceus europaeus) e Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus). Nas zonas ribeirinhas, os mamíferos que podem ser encontrados são: Touperia-de-água (Galemis pyrenaicus) e Lontra (Lutra lutra). O anfíbio que pode ser observado na área junto à água é o Sapo (Bufo bufo). Além deste anfíbio há outro que pode ser encontrado, a Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), mas nas zonas de mata e soutos. As aves que habitam esta zona são: Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo), Cegonha-preta (Ciconia nigra), Garça-real (Ardea cinerea) e Açor (Accipiter gentilis).
- Descrição da flora:
A paisagem é marcada pela vinha, nas suas diferentes formas de plantação; existem muitos olivais em socalcos (e não a extremar as propriedades como é comum na zona do Extremadouro); zonas de mata mediterrânica, soutos e pinhais.